Documentário: “1964 Um Golpe Contra o Brasil”

Documentário disponível online no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=jXUYZQWD-fg

“1964 – Um golpe contra o Brasil”, de Alipio Freire.
O filme é uma realização do Núcleo de Preservação da Memória Política e da TVT – TV dos Trabalhadores, com apoio do Memorial da Resistência de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Filme abre caminho para a memória dos 50 anos do golpe militar
Por Igor Carvalho

O baiano Alípio Freire foi preso político entre 1969 e 1974, passou passou pelos piores corredores do aparelho militar, a Operação Bandeirantes (Oban) e o Departamento de Ordem Política e Social (Dops). É com a experiência de quem viveu de perto os anos de chumbo, que Alípio lança seu documentário “1964 — Um golpe contra o brasil”, no próximo sábado (2), às 14h, no Memorial da Resistência de São Paulo.
O filme foi construído a partir dos depoimentos de militantes que atuaram contra a Ditadura Militar no Brasil. Almino Affonso, à época deputado federal e ministro do Trabalho do governo Jango, Rafael Martinelli, dirigente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), a socióloga Maria Victoria Benevides, o médico Reinaldo Murano, o então presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Aldo Arantes, e o coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile, estão entre os personagens ouvidos.
O documentário se antecipa aos 50 anos do golpe, em 2014, e se torna o primeiro registro informativo, se propondo a refletir o período meio século depois. A atuação americana em favor dos golpistas e as tentativas anteriores, frustradas, de derrubar Jânio Quadros são alguns dos temas abordados. Para Alípio Freire, o filme é importante para que “os estudantes, trabalhadores e trabalhadoras mais jovens possam conhecer melhor nossa história e formarem a sua própria opinião”.