Filho do ex-presidente João Goulart participa de ciclo de exposição, mostra de cinema e palestras em Içara

Içara recebe na próxima semana, nos dias 05 e 06 de Junho, João Vicente Goulart, filho do ex-presidente da República João Belchior Marques Goulart o “Jango”, que foi o 24° presidente do Brasil (1961 – 1964). A visita faz parte de um ciclo de ações intituladas Direito à Memória e à Verdade “Ditadura no Brasil 1964-1985″, que vem apenas para duas cidades catarinenses, entre elas Içara.

No município a programação conta com coletiva de imprensa, visitas às escolas, lançamento de documentário sobre a vida do ex-presidente, além de sessão solene na Câmara de vereadores. O material chega a Içara por meio da professora e escritora Derlei Catarina de Luca, fundadora e coordenadora do Comitê Catarinense Pró Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos.

No dia 05 de junho, às 19 horas, no auditório da Cooperativa Aliança, o filho do ex-presidente profere palestra, lança o documentário sobre a vida de seu pai e faz, junto do prefeito Murialdo Canto Gastaldon, a abertura oficial da exposição “Direito à Memória e à Verdade” que aberta à visitação na Casa da Cultura entre os dias 05 de junho a 31 de julho, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

São 21 painéis com textos e imagens que retratam de maneira exclusiva momentos dos 21 anos de ditadura, até os grandes comícios das “Diretas Já”. Paralelamente à exposição acontecerá, também na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, um ciclo de exibições de filmes com a temática da ditadura militar. A mostra estará disponível de 10 a 28 de junho e pode ser vista conforme agendamento de alunos ou de grupos de pessoas interessadas no tema. Agendamento pelo telefone (48) 3432-5847.

No dia 06 de junho, às 9 horas, João Vicente Goulart ministra palestra no Colégio Cristo Rei; e às 15 horas na EEB Maria da Glória e Silva, bairro Aurora. À noite (19h) participa de Sessão Solene na Câmara de Vereadores onde serão homenageados cidadãos que vivenciaram a luta pela democracia.

Participe!