Relatório confirma graves violações na UnB durante a ditadura

A Comissão da Memória e Verdade da UnB, Universidade de Brasília, concluiu que houve graves violações aos direitos humanos dentro da universidade desde o início da ditadura militar, em 1964, até outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição democrática.

Dentre as violências sofridas por alunos, professores e funcionários, aconteceram as agressões físicas e psicológicas, controle ideológico, suspensões, demissões e recusas de contratação e de matrículas.

O relatório sobre as violações provocadas pela ditadura militar na UnB foi divulgado nesta quarta-feira, depois de dois anos e meio de pesquisa. Relatos de 45 ex-alunos, professores e funcionários ajudaram a compor o documento que detalha a repressão, as prisões e as torturas, as demissões e as mortes na UnB.

José Otávio Guimarães, coordenador de pesquisa da comissão, conta que as pesquisas feitas mostram momentos até então pouco conhecidos.

Com resgate da história de repressão na UnB havia a expectativa de que surgissem novas informações sobre três alunos, desaparecidos políticos. Mas o coordenador de pesquisa da comissão, lamenta por não terem identificado o paradeiro dessas vítimas da perseguição.

A entrega do relatório foi feito a sobreviventes da ditadura militar, como Ivonete de Almeida, ex-aluna e professora da UnB.

Diante da presença de Ivonete e pessoas perseguidas dentro da Universidade de Brasília, o atual reitor, Ivan Camargo, pediu desculpas pelas violações de direitos humanos que aconteceram na UnB durante a ditadura militar.

As pessoas que ainda quiserem contribuir com o relatório, podem enviar sugestões até o dia 22 de maio. O documento está disponível na internet, o endereço é www.comissaoverdade.unb.br.
Depois ele será entregue ao Ministério Público Federal.

Fonte: http://radioagencianacional.ebc.com.br/direitos-humanos/audio/2015-04/comissao-divulga-relatorio-sobre-violacoes-na-unb-na-ditadura