Produzido em parceria com a TV Brasil, o audiovisual Dossiê Jango foi apresentado com o auditório da Cooperaliança lotado na noite desta quarta-feira, dia 5. O lançamento ocorreu como parte da programação da visita de João Vicente Goulart. O filho do ex-presidente já concedeu também entrevista coletiva e abriu a exposição “Ditadura no Brasil 1964-1985″ na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.
“O filme não é sobre a vida de Jango. Ele retrata o exílio. Conta um período entre 1975 e 1976 de perseguição contra aqueles que lutaram pela redemocratização do Brasil”, coloca João Vicente. “A vinda do João Vicente nos faz reviver na memória as lutas contra a ditadura para construir um futuro melhor ao país. Pessoas como Jango batalharam para que tivéssemos esta democracia”, ressalta o vice-prefeito Sandro Giassi Serafim.
“Esta é uma oportunidade de conhecermos uma pouco mais da história vivenciada na época”, destaca a presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro. O ato teve a participação também da coordenadora do Coletivo Catarinense pela Memória, Verdade e Justiça, além de integrante da Comissão Estadual da Verdade, a içarense Derlei Catarina De Luca.