Com a presença de militantes, familiares e da diretoria da Fundação Perseu Abramo (FPA), foi lançada na segunda-feira, 23, na sede da FPA na capital paulista, a versão digital do livro Pedro Pomar – Uma vida em vermelho, de autoria de Wladimir Pomar, filho de Pedro.
Organizado pela Editora FPA, o livro está disponível para download aqui. O lançamento e homenagem foram realizados no dia do centenário de Pedro Pomar, que nasceu em 23 de setembro de 1913.
Noite de lançamento no auditório da FPA
Acompanhado da vice-presidenta da FPA, Iole Ilíada e do diretor da FPA, Joaquim Soriano, Wladimir Pomar agradeceu a iniciativa e falou um pouco sobre a obra: a “ideia era contar a história do Brasil. Mas espero também contribuir com a história da esquerda em geral”. Pomar explicou que os capítulos são referências ao livro Fausto, de Goethe.
Wladimir Pomar é um grande admirador de livros. Em suas passagens pela FPA, onde é membro do Grupo de Conjuntura da Fundação, tem sempre um exemplar o acompanhando. Mas nesta segunda-feira ele festejou também o uso das novas tecnologias, como os e-books: “espero que a leitura seja uma iniciativa de êxito com o uso de novas tecnologias”.
Wladimir com sua esposa Raquel e netas durante a homenagem
Rogério Chaves, coordenador da Editora FPA, comemorou o lançamento da nova edição de Pedro Pomar – Uma vida em vermelho porque “homenageia devidamente um companheiro valoroso para a história da esquerda brasileira. Pedro Pomar viveu e morreu lutando por ideais coletivos, em defesa do povo, e isso é fundamental registrar e divulgar para as gerações futuras.”
Fotos: Sérgio Silva e Rogério Chaves
Centenário Pedro Pomar:
Notícia publicada no portal “Fundação Perseu Abramo”. Disponível em: <http://novo.fpabramo.org.br/content/homenagem-pedro-pomar-contou-com-lancamento-de-versao-digital-de-livro>