Nota de Dom Hélder Câmara sobre calunia de Rede Globo

images

No período da ditadura, a Rede Globo negava a existência de tortura no Brasil e acusou o arcebispo de Recife e Olinda, Dom Helder Câmara de estar mentindo a campanha de denúncia que o religioso fazia no Brasil e no exterior. Em Nota Pública, dom Helder classificou as matérias da Globo de “infâmias torpissimas”

Link para acesso do documento: http://www.documentosrevelados.com.br/wp-content/uploads/2016/05/dom-helder-globo.pdf

DECLARAÇÃO PESSOAL DE DOM HÉLDER CÂMARA

O público numeroso, que acompanha as novelas pelo Canal 2 desta Cidade viu, na 2ª feira 24 de , agosto p.p., a novela Irmãos Coragem» ser retardada para uma informação da maior importância gravidade. Surgiu, então, um video-tape, que a Cadeia Nacional da TV Globo difundiu por todo o País. Nele, o Sr. Amaral Neto conversa com um jovem que se identifica como Oficial do Exército; e afirma ter sido torturado e, inclusive, suspenso em uma cruz; e declara que as torturas lhe foram infligidas pelo Exército Brasileiro, como exercício de Operação anti-guerrilhas.

O entrevistador faz, então, declarações gravíssimas: diz que várias Revistas estrangeiras divulgaram a fotografias do Oficial torturado, como prova de que há torturas em nosso País e afirma que eu fiz o mesmo. Como prova, exibiu montagem fotográfica em que apareço paramentado para a Missa e apontando na direção do Oficial pregado na cruz.

Como se trata de infâmia torpíssima, faço um apelo à dignidade da TV Globo para que me faculte – no mesmo horário, no mesmo programa, com igual espaço de tempo e em amplitude nacional – oportunidade de defesa.

Explicarei, então, porque, em Paris, a 26 de maio p.p., me decidi, em consciência e pela primeira vez, a denunciar torturas em nosso País: torturas, cuja existência, simultaneamente, eram denunciadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; torturas que infelizmente continuam, conforme denuncia de Bispos e Clero do Maranhão, quanto a um sacerdote de São. Luís.

Claro que respondo, plenamente, pelas afirmações que fiz .Mas tornarei patente o expediente vil, a calúnia grosseira, assacada contra mim.

Trata-se, aliás, de episódio dentro da Campanha nacional de tentativa de desmoralizar-me. Em breve, responderei, de modo objetivo, às principais acusações que me são feitas, inclusive quanto ao financiamento de minhas viagens ao exterior. Seria o caso, aliás, de perguntar: quem dirige e financia a investida difamatória, que cobre todos os grandes centros do País? E por que, se estamos em democracia, não assegurar ao acusado o direito natural de defesa, com oportunidades iguais ?

Atingindo o Canal 2, diretamente, a minha família espiritual, os meus Diocesanos, encareço à Direção da TY Jornal do Comércio me seja facultada igual oportunidade de defesa e de esclarecimento.

Seja-me permitido acrescentar que o Governo Colegiado e o Conselho Presbiterial são solidários ‘com esta minha atitude de exigir o direito natural de defesa, em face de uma calúnia que, indiretamente, atinge, com sua infâmia, a Arquidiocese inteira.

Recife, 28 de agosto> de 1970

t HÉLDER CAMARA
Arcebispo de Olinda e Recife

Esta declaração era devida à opinião pública que se tentou iludir na sua boa fé, com um programa de televisão, na •segunda-feira passada. A esta altura, publicações,. na imprensa do Rio, começam a esclarecer o assunto quanto à veracidade do que se atribui às revistas estrangeiras. Resta que seja oferecida a Dom Hélder oportunidade de defesa e esclarecimento. Aguardemos ,portanto, a comunicação da TV Jornal do comércio, como da TV Globo, sobre o horário em que falará o Sr. Arcebispo, Dom Hélder Câmara.

Separata do Boletim Arquidiocesano de Olinda e Recife

PALMAR, Aluizio. Http://www.documentosrevelados.com.br/depoimentos-torturas-denuncias-ditadura/nota-de-dom-helder-camara-sobre-calunia-da-rede-globo/. 2016. Disponível em: <http://www.documentosrevelados.com.br/depoimentos-torturas-denuncias-ditadura/nota-de-dom-helder-camara-sobre-calunia-da-rede-globo/>. Acesso em: 10 maio 2016.