Comissão da Verdade diz que Camilo Cola financiou a ditadura

O nome do deputado federal Camilo Cola (PMDB) aparece no relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), entregue nesta quarta-feira (11) à presidente Dilma Rousseff. Ao todo, o documento responsabilizou 377 pessoas pela violação de direitos humanos durante a ditadura. Camilo Cola é citado no relatório como “grande contribuinte” no financiamento do regime ditatorial. Desde a manhã desta quinta-feira (11) até o início desta tarde, o G1 tentou falar com cinco números diferentes de assessores do deputado, mas nenhuma ligação foi atendida.

O nome de Cola, que além de deputado federal é fundador da Viação Itapemirim, aparece na página 323 do Volume II do relatório. De acordo com o documento, um ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social prestou depoimento a membros da CNV e expôs o financiamento, em nível nacional, do aparelho de repressão, tortura e assassinato do regime ditatorial.

“Camilo Cola, dono da Viação Itapemirim e deputado capixaba pela Arena, foi também um grande contribuinte, cumprindo a tarefa de arrecadar recursos em outras empresas [...]. Favores estatais para a viabilização de negócios foram concedidos aos mais ativos financiadores da estrutura da repressão”, diz o trecho.

 

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/12/comissao-da-verdade-diz-que-camilo-cola-financiou-ditadura.html.