No Dia do Professor, Comissão de Anistia lança livro sobre a vida de Paulo Freire – Anistiado político brasileiro

Texto publicado em: http://blog.justica.gov.br/inicio/no-dia-do-professor-comissao-de-anistia-lanca-livro-sobre-a-vida-de-paulo-freire/

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e o Instituto Paulo Freire lançam nesta segunda-feira, 15/10, o livro Paulo Freire – Anistiado político brasileiro. O livro, de capa dura com 156 páginas em formato colorido foi realizado por meio do projeto Marcas da Memória.

O educador pernambucano Paulo Freire identificou a alfabetização como um processo de conscientização para a libertação do oprimido. Sua metodologia de ensino foi muito utilizada no Brasil, em campanhas de alfabetização. Ele foi preso após o golpe militar, em 1964, tendo sido um dos primeiros brasileiros exilados. No Chile, durante o exílio, escreveu sua principal obra: Pedagogia do Oprimido. O livro conta toda a história de perseguição a Paulo Freire e sua vida no exílio até o dia de sua anistia política no Brasil.

O texto de apresentação do livro é assinado por Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire e pelo presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão. “Esperamos que o leitor aprecie este livro sobre um brasileiro que ousou valorizar no processo educacional, o saber próprio de cada indivíduo, propondo a contextualização do ensino-aprendizagem a partir da vivência dos educandos. Paulo Freire será plenamente anistiado quando o Brasil estiver livre do analfabetismo”, afirma Abrão na abertura do livro.