Confira a nossa seleção das últimas notícias sobre direitos humanos no Brasil e no mundo disponíveis on-line.
– Protesto no Rio cobra a imediata instalação da Comissão da Verdade e a revisão da Lei de Anistia
– “Na Argentina as loucas da Praça de Mayo serão um exemplo de saúde mental, porque se negaram a esquecer dos tempos da amnésia obrigatória.” (Eduardo Galeano)
Segue o comunicado – AQUI
– Atos de escracho a torturadores da ditadura civil-militar cobraram na quinta-feira (3/5), no Rio de Janeiro e em São Paulo, apuração dos crimes de tortura e assassinato, além de pedirem a revisão da Lei de Anistia.
Segue o comunicado – AQUI
– Claudio Guerra, duas semanas antes do livro Memórias de uma Guerra Suja começar a circular, mostrou à Polícia Federal quatro locais importantes:
Segue o comunicado – AQUI
en la antigua sede de Defensa
– Entre 20 y 25 paquetes con información de la dictadura serán retirados hoy del Museo de Arte Precolombino, ex sede del Ministerio de Defensa, para ser examinados. Se abrirá una investigación para determinar si allí funcionó un centro de detención clandestina.
Segue o comunicado – AQUI
– O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ vem tornar público seu repúdio às tentativas que se fazem de desqualificar e, mesmo, denegrir as histórias de resistência daqueles que, corajosa e generosamente, se opuseram à ditadura civil-militar implantada em nosso país.
Segue o comunicado – AQUI
– Videla le confesó a la Iglesia Católica en 1978 lo que recién hizo público 34 años después: que los detenidos-desaparecidos habían sido asesinados.
Segue o comunicado – AQUI
– El director del museo en el que se encontró documentación que podría estar vinculada con la dictadura uruguaya relató que los paquetes con información estaban ordenados de forma cronológica y por departamentos.
Segue o comunicado – AQUI
– Advogado cobra do Ministério dos Direitos Humanos investigação urgente sobre cemitérios clandestinos da ditadura apontados pelo ex-delegado do DOPS Cláudio Guerra.
Segue o comunicado – AQUI
– El lugar del hallazgo es casi inaccesible, lo cual refuerza la hipótesis de que se trate de material clasificado de la dictadura
Segue o comunicado – AQUI
– Cadernos IHU em formação é uma publicação do Instituto Humanitas Unisinos – IHU que reúne entrevistas e artigos sobre o mesmo tema, já divulgados na revista IHU On-Line e nos Cadernos IHU ideias.
Segue o comunicado – AQUI
– Delegado revela em livro que viraram cinzas os corpos de David Capistrano, Ana Rosa Kucinski e outros oito opositores da ditadura.
Segue o comunicado – AQUI
– Há poucos dias, em decisão inédita, o juiz Guilherme Dezem, de São Paulo, determinou que no atestado de óbito de João Batista Drummond, dirigente do PCdoB, morto em 1976, conste que ele morreu em decorrência de “torturas físicas” e não de “traumatismo craniano encefálico” como consta hoje.
Segue o comunicado – AQUI
– O Centro de Documentação Eremias Delizoicov e a Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos organizaram e desenvolveram o site www.desaparecidospoliticos.org.br
Segue o comunicado – AQUI
– O juiz Guilherme Madeira Dezem, da 2.ª Vara de Registros Públicos, em São Paulo, determinou a retificação, no atestado de óbito, do local e da causa da morte de um militante de esquerda assassinado durante a ditadura militar. Trata-se de uma decisão inédita, segundo organizações de direitos humanos.
Segue o comunicado – AQUI
– Denúncia contra Curió deve ser ‘a primeira de várias’, diz Andrey Mendonça, durante evento que lembrou os 40 anos da Guerrilha do Araguaia. Para presidente da Comissão da Anistia, episódio é ‘patrimônio nacional’
Segue o comunicado – AQUI
– Sete cidadãos perseguidos no Rio Grande do Sul receberam anistia política na última sexta-feira, 13 de abril. Os títulos foram concedidos pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, durante a 57ª caravana realizada no auditório da Faculdade de Direito da PUC.
Segue o comunicado – AQUI
– Na oitava série o Sandro Potomati já pesava mais de 100 quilos. Éramos sempre os piores tempos, os últimos da fila no cooper matinal da aula de educação física. Ele por causa da banha, eu por causa da bronquite… Leia na íntegra – Balas de borracha – ESP – 04.03.12
– Organização dos Estados Americanos – comunicou oficialmente ao governo brasileiro no dia 26/3/2012 que aceitou a denúncia sobre o caso de Vladimir Herzog, morto nas dependências do DOI-CODI em 25 de outubro de 1975.
A denúncia foi feita a pedido do Cejil (Centro de Justiça e Direito Internacional), do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo, do Centro Santo Dias e da Federação Interamericana de Direitos Humanos.
Segue o comunicado – AQUI
realizam seminário
O Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça e o Memorial de Direitos Humanos da UFSC convidam para o seminário “Assassinados pela ditadura: Santa Catarina”. O objetivo do evento é provocar o debate sobre o direito à memória histórica e também sobre a busca da verdade a respeito dos mortos e desaparecidos no período da ditadura militar. O momento é oportuno para a realização deste seminário, tendo em vista a aprovação da Lei Federal que criou a Comissão da Verdade e a necessidade de mobilizar iniciativas em nível estadual que acompanhem esse movimento, bem como criar o Memorial de Santa Catarina, conforme Lei aprovada na Assembleia Legislativa em março de 2012.
Veja – AQUI
a Human Rights Watch denúncia que, desde o golpe militar de junho deste ano, um clima de intolerância e perseguição sexual se instalou no país. Leia mais »
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal repudia a contratação, pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), de uma agência de notícias de fachada para espionar organizações do movimento popular. Leia mais »
Na avaliação de Maria Gorete Marques de Jesus, pesquisadora responsável pelo estudo que atua no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, é flagrante a diferença no tratamento entre acusados de tortura comuns e os ligados ao Estado. Leia mais »
O governo afirma que irá instituir nos próximos meses uma Comissão Nacional da Verdade, para apurar as torturas praticadas por agentes do Estado a partir da usurpação do poder pelos golpistas de 1964. Leia mais »
O Ministério Público Federal entrou na Justiça Federal com uma ação civil pública contra o senador Romeu Tuma (PTB-SP) e o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) por ocultação de cadáveres de vítimas dos órgãos de segurança do regime militar. Leia mais »