Sancionada Lei que institui o dia primeiro de abril como “Dia Estadual do Direito à Verdade e à Memória” em SC

O governador do Estado de Santa Catarina sancionou, no dia 31 de dezembro de 2014,  a PL que institui o dia 1º de abril como “Dia do Direito à Verdade e à Memória”. Cabe frisar que Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro a  tomar essa iniciativa.

 LEI Nº 16.549, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014

Procedência: Dep. Ana Paula LimaNatureza: PL./0245.9/2014

DO: 19.972 de 31/12/14

Fonte: ALESC/Coord. Documentação.

Institui o Dia Estadual do Direito à Verdade e à Memória, no Estado de Santa Catarina. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o Dia Estadual do Direito à Verdade e à Memória, a ser celebrado, anualmente, no dia 1º de abril, no Estado de Santa Catarina.

Parágrafo único. A data comemorativa de que trata esta Lei tem o objetivo de homenagear  todos aqueles  que  lutaram contra  a ditadura  civil-militar  instaurada  em 1964,promover a reflexão sobre a importância do Estado Democrático de Direito e a preservação dos direitos humanos.

Art. 2º O Dia Estadual do Direito à Verdade e à Memória passa a integrar o calendário oficial de eventos do Estado de Santa Catarina.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Florianópolis, 23 de dezembro de 2014.

JOÃO RAIMUNDO COLOMBO

Governador do Estado